ALBERTO PALMA
Artesão
Moro em uma pequena cidade do interior do Estado de São Paulo chamada Monteiro Lobato, berço de grandes artistas, escritores, poetas e artesões, e desde pequeno tenho forte contato com a natureza, sempre envolvido em trabalhos com meu pai, aprendi a admirar tudo que a mãe natureza nos oferece. Minha principal admiração sempre foi madeira, enquanto árvore, que mostra a força dos ventos sobre seus galhos, e transforma sua aparência, criando vistas inigualáveis!
Em todos esses anos de trabalho acreditei que com inspiração e muita dedicação, poderia transformar madeiras de descarte em peças que pudessem retratar a história que cada árvore tem para contar, cada marca interna, a cada inverno, a cada ano passado, que só conseguimos ver, quando chegamos a parte mais profunda do interior da madeira. Cada peça que faço resgato detalhes, nós, machucados que a árvore sofreu durante sua vida e crescimento. Hoje, procuro madeiras descartadas, que caem nas estradas, ou até mesmo nas cidades, e que serão trituradas e transformada em placas de compensados e aglomerados de serragem.
Com este trabalho consigo expor as minhas lembranças das árvores vivas, que tanto me inspiram, podendo compartilhar com todos, sempre transmitindo minha admiração e respeito pela natureza.